Apresentação

O estudo do Sistema Solar evoluiu muito ao longo dos últimos 50 anos. Isso se deu, em grande parte, graças ao lançamento de inúmeras sondas espaciais – que colheram informações sobre os planetas – e a uma nova geração de telescópios capazes de corrigir distorções causadas pela passagem da luz através da atmosfera terrestre, permitindo, assim, obter imagens de corpos celestes com nitidez nunca antes alcançada.

Os estudos não se limitam mais aos oito planetas, mas incluem agora um sem-número de luas e cometas, bem como o rastreamento de pequenos objetos que circulam errantes pelo Sistema Solar – e que podem causar cataclismos, caso colidam com a Terra.

Continua também a busca por indícios de vida em outros planetas e em suas luas distantes. Por que esse fenômeno só se desenvolveu na Terra? Estaria a vida extinta em outros astros? Ou apenas começa a surgir neles?

O leitor verá que continua a incessante busca do homem pelo conhecimento e sua saga rumo à conquista de novos mundos...

Com este folder, damos prosseguimento às atividades de divulgação científica realizadas pelo CBPF. Esta série destina-se ao público não especializado, que encontrará aqui uma visão moderna do Sistema Solar e também sugestões de leituras mais aprofundadas sobre esse tema. Mais uma vez, esperamos que esta iniciativa sirva para despertar vocações, mostrando a jovens estudantes como a ciência é interessante.


Jõao dos Anjos
COORDENADOR DO PROJETO DESAFIOS DA FÍSICA