Apresentação

Os computadores foram, sem dúvida, uma das maiores invenções do século passado. Com seu uso diversificado, eles passaram a integrar nosso dia-adia, através de editores de texto (que aposentaram as máquinas de escrever), dos jogos para crianças e adultos, do correio eletrônico e, mais recentemente, da telefonia e das videoconferências. Hoje, é possível ter acesso, através da internet (a rede mundial de computadores), a informação em larga escala, armazenada em diferentes pontos do planeta. O fenômeno da globalização da informação é inegável.

Os primeiros computadores, na década de 1940, eram enormes, ocupavam andares inteiros e eram dedicados exclusivamente a cálculos complicadíssimos. Com a tecnologia dos semicondutores e a substituição das válvulas por transistores, veio a miniaturização dos componentes. E, com ela, os computadores se tornaram cada vez menores, mais velozes e potentes.

Mas a miniaturização não pode continuar indefinidamente e está limitada, em última instância, ao tamanho do átomo. Quando chegarmos aí, através da nanotecnologia, uma nova revolução acontecerá, pois entrarão em jogo as estranhas propriedades quânticas da matéria, que permitirão uma nova era na computação e na rapidez dos cálculos.

Os computadores quânticos usarão essas propriedades para resolver, em minutos ou segundos, problemas que levariam milhares ou até milhões de anos para o mais veloz dos computadores deste início de século. Este folder se propõe a explicar e a descrever essa nova era, a chamada Era da Informação Quântica.

Prepare-se para essa revolução, que já começou!

Este folder faz parte do projeto de divulgação científica ‘Desafios da Física’, que se propõe a levar a um público amplo e não especializado novidades que estão acontecendo na vanguarda da física e que certamente mexerão com nosso cotidiano. Boa leitura.


Jõao dos Anjos
COORDENADOR DO PROJETO DESAFIOS DA FÍSICA