![]() |
![]() |
![]() |
|
Desde
que ensino Física em Belém do Pará, há cerca
de 45 anos, nunca havia visto uma maneira de estimular o ensino dessa
disciplina como a apresentada por Tirinhas de Física, do professor
Francisco Caruso e da aluna Luisa Daou, editadas pelo Centro Brasileiro
de Pesquisas Físicas (CBPF), já em seu quinto volume. José Maria Filardo Bassalo |
Volta ao topo |
O uso do conceito
do lúdico, na aprendizagem, é usado, muitas vezes, como
justificativa por aqueles que desejam disfarçar suas inseguranças
com respeito ao conteúdo a ser transmitido; confundem os conceitos,
confundindo seus alunos. Stella Maris Nunes Amadei |
Volta ao topo |
Imagino
como deva ser difícil levar os conhecimentos científicos, claramente
explicados, à nossa tão inquieta juventude. Assim sendo, só tenho a parabenizá-los pela iniciativa, tão cheia de conteúdo, prestatividade e divertimento. Um pontapé que brilhantemente está sendo dado por esta dupla-dinâmica e criativa. Estou certa: as tirinhas já são um sucesso!!! Um abraço, Thaís S. Pimenta |
Volta ao topo |
É
muito legal a idéia de tirinhas de física. Física sempre me fez pensar
em coisas arredondadas, não compridas. Gostei muito! Parabéns! E ...
muito sucesso!
Eneida Simões da Fonseca |
Volta ao topo |
Parabéns
pelo trabalho, a contribuição da Luiza está espetacular! Um Abraço Lula Lindenberg |
Volta ao topo |
Sendo
alguém que entende a motivação como principal fator de êxito no
processo ensino-aprendizagem, não poderia deixar de ficar muito animada e
feliz ao conhecer o excelente trabalho realizado pelo Prof. Francisco
Caruso, que apresenta alguns conteúdos de Física na forma de divertidas
tirinhas, as quais despertam o interesse e a curiosidade dos alunos, pois
são de fácil interpretação e trazem em si um humor bastante sutil,
traduzindo-se num eficiente facilitador da aprendizagem. Física sempre foi uma disciplina na qual os alunos apresentam grande dificuldade, notas baixas e pouco rendimento, mesmo quando trabalhada por competentes profissionais, os quais agora podem contar com um recurso visual tão instigante como as tirinhas para reverter esse quadro. Bom mesmo seria se as tirinhas estivessem nos livros didáticos, auxiliando o trabalho dos professores e motivando os alunos no estudo de Física. Maria Cristina Silveira de Freitas |
Volta ao topo |
O
material apresentado pelo Dr. Francisco Caruso, proporciona ao
público-alvo os elementos básicos, contendo informações adequadas ao
conteúdo de novas questões e aplicações no dia-a-dia. A exposição transcorre de uma forma simples, na linguagem do aluno, com alguma dose de humor, o que, de certa forma, "prende" a atenção. Num comentário com os alunos, notei que se mostraram entusiasmados, principalmente com as tirinhas relacionadas a temas já abordados nos conteúdos e que serviram para ratificar a informação dada, e, quando solicitados, tiveram participação ativa. Portanto, considerei o assunto extremamente oportuno e que dá ao conjunto professor x aluno, um belo suporte na construção da linguagem da Física. Walmir Pereira de Oliveira |
Volta ao topo |
Caruso,
parabéns pela belíssima idéia das tirinhas e pela criatividade de sua
aluna.
Adauto José Gonçalves de Araújo |
Volta ao topo |
O
prof. Caruso foi muito feliz ao ter a idéia de ensinar física através
de "Tirinhas", nos proporcionando uma maior facilidade em nosso
aprendizado e uma maior habilidade em física. A arte de ensinar nos torna privilegiados, e ensinar com arte nos torna mais privilegiados ainda. "É gostoso escrever e imaginar. Os desenhos nos fazem sonhar. As palavras nos fazem pensar. As histórias nos fazem viajar por um mundo desconhecido." Viva esta aventura com as Tirinhas! Gleidson de Castro Araújo |
Envie seu comentário |
![]() |
![]() |