Acesse o Portal do Governo Brasileiro  

Mapa de Acesso





Para quem vem de ônibus da zona norte (ou do Flamengo, Glória, Botafogo), deve saltar no Rio Sul, atravessar a passagem subterrânea, tomar a calçada do Canecão e seguir sempre por ela. Passará pela Rua Lauro Müller inteira (no sentido contrário do fluxo dos carros) e, no final, após a rua ter dobrado à direita, na bifurcação, deverá tomar a esquerda (estará na Rua Dr. Xavier Sigaud).

Caso venha de ônibus da zona sul (Leblon, Ipanema, Copacabana), pode tomar o 511 (Urca-Leblon), esperar ele entrar na Av. Pasteur e saltar no Instituto Benjamin Constant (para cegos). É só voltar  uns 20 m e já se encontra  a Rua Dr. Xavier Sigaud. Se quiser tomar outro ônibus, é só saltar no Rio Sul, pegar a calçada do Canecão e seguir as mesmas instruções do parágrafo anterior.

Para quem vem de carro, siga em direção  a Copacabana/Botafogo (Zona Sul). Ao chegar em Copacabana (orla - Av. Atlântica) siga em direção à Av. Princesa Isabel - Leme (a Av. P. Isabel faz esquina com o Hotel Meridien). Passe pelo Túnel Novo e siga em direção ao Pão de Açúcar (na saída do Túnel Novo você estará ao lado do Shopping Center Rio-Sul). Ao entrar na Avenida Pasteur (Avenida do Iate Clube do Rio de Janeiro) vire a primeira a direita (após o campus da Universidade - UFRJ). Você estará na Rua Dr. Xavier Sigaud. O prédio do CBPF fica ao lado direito a uns 200m da entrada da rua.

Caso venha do aeroporto Santos Dumont, siga em direção a Copacabana. Atravesse todo o Parque do Aterro do Flamengo. Passe pelo Túnel do Pasmado (você terá a sua esquerda o Shopping Center Rio-OffPrice). Antes de cruzar o próximo Túnel, o Túnel Novo, pegue o retorno do Shopping Rio-Sul (que passa sobre o Túnel Novo e praticamente dentro do Shopping), passe em seguida em frente a Casa de Show Canecão e pegue a Av. Wenceslau Bráz. A partir daí siga em direção ao Pão de Açúcar ou ao Iate Clube.

Obs.: O CBPF não dispõe de estacionamento para visitante. Os funcionários da UFRJ podem usar o campus da UFRJ e aceder ao CBPF pela entrada dos fundos, via antigo LNCC. Não esqueça de trazer um documento de identidade, este lhe será solicitado na entrada do CBPF.