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- Seg. 05/07 – Introdução ao Processamento de Sinais
- Ter. 06/07 – Introdução a Análise
de Imagens
- Qua. 07/07 – Extração de Atributos e Morfologia Matemática
- Qui. 08/07 – Classificação e Reconhecimento
- Sex. 09/07 – Projeto Básico de um
Sistema de Visão por Computador
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- Segmentação
- Morfologia Matemática
- Aplicações Recentes
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- Questão Básica: Como escolher os tons de corte ?
- A escolha manual não é precisa
- Métodos automáticos se baseiam na análise de propriedades do histograma
- Métodos Automáticos
- Utiliza os mínimos do histograma
- Os mínimos correspondem as tonalidades intermediárias entre duas bandas
- Problema:
- os vales podem ser muito largos e planos, tornando a escolha de um
valor mínimo arbitrária
- os vales podem assumir valores muito pequenos, ficando sensível a
ruídos
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- Métodos baseados nos contornos dos objetos
- Um objeto pode ser entendido como uma região dentro de um contorno
- Para distiguí-lo detecta-se as bordas e tenta-se construir um contorno
a partir delas.
- Este modelo é muito mais custoso computacionalmente, mas simula o
comportamento do olho humano e é muito flexível e genérico
- Problema: ruído na imagem e o fato de que as fronteiras identificadas
podem não serem fechadas
- O método envolve duas etapas
- A detecção das bordas em si, utilizando um operador de derivada tipo
Sobel
- A identificação dos objetos a partir de seus contornos que são obtidos
processando a imagem das bordas
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- Exemplo:
- O Método de Marr-Hildreth
- Borra-se a imagem com filtro passa-baixa (Gaussiano)
- Obtém-se o Laplaciano
- Localiza-se os cruzamentos por zero
- Os pontos localizados formam contornos fechados
- Também conhecido como método LOG
(Laplacian of Gaussian)
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- Corrigir defeitos da Segmentação
- Muitas vezes o resultado da segmentação não é adequado
- Para corrigir os defeitos residuais, na etapa denominada de
pós-processamento, utiliza-se as técnicas da morfologia matemática
- Operações Morfológicas
- São operações semelhantes as operações locais, nas quais um pixel da
imagem de saída é função do valor dos pixels numa vizinhança da imagem
de entrada.
- Em imagens binárias, um pixel será preservado, eliminado ou invertido
em função de ter um certo número de vizinhos iguais ou diferentes.
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- Erosão de e pelo elemento
estruturante Bx:
- O elemento estruturante Bx deve “deslizar” na imagem X.
- O pixel x da imagem X, é eliminado se ao menos um pixel do objeto e estiver contido em Bx.
- O pixel eliminado é o pixel central de Bx.
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- Dilatação e pelo elemento
estruturante Bx :
- O elemento estruturante Bx deve “deslizar” na imagem X.
- O pixel x da imagem X, é inserido ao objeto e, se ao menos um pixel do objeto estiver contido em Bx.
O pixel é inserido, na imagem final, na posição central de Bx.
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