Veja também "Apresentações"

Desde que ensino Física em Belém do Pará, há cerca de 45 anos, nunca havia visto uma maneira de estimular o ensino dessa disciplina como a apresentada por Tirinhas de Física, do professor Francisco Caruso e da aluna Luisa Daou, editadas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), já em seu quinto volume.
Nos livros textos tradicionais nos quais estudei e ensinei Física, de um modo geral, a abordagem é sempre positivista [conforme afirma meu prezado amigo, o Professor Luís Carlos de Menezes, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP)]. Com efeito, nesses livros, os assuntos neles tratados são apresentados de modo a transmitir ao leitor a idéia de que o desenvolvimento da Física - envolvida nos assuntos em estudo - ocorre de maneira linear, sem apresentar as dificuldades naturais decorridas na elaboração dos conceitos que caracterizam os temas físicos abordados nos textos em questão.
Uma outra deficiência dos livros didáticos citados acima refere-se ao fato de que, neles, não há maneira de motivar o aluno a estudar Física. Assim, muito embora Tirinhas de Física não seja (e nem poderia ser) um texto, no qual o leitor aprenda a fazer os desenvolvimentos matemáticos (contas) de um determinado fenômeno físico, como os apresentados naqueles livros, elas têm, em meu entendimento, a grande virtude de induzir o estudante à procura de como fazer essas contas. Portanto, creio que as Tirinhas deveriam fazer parte dos futuros livros dedicados à Física, bem como das Revistas Especializadas que divulgam e promovem o ensino dessa disciplina.

José Maria Filardo Bassalo
Professor Titular do Departamento de Física da UFPA

Volta ao topo

O uso do conceito do lúdico, na aprendizagem, é usado, muitas vezes, como justificativa por aqueles que desejam disfarçar suas inseguranças com respeito ao conteúdo a ser transmitido; confundem os conceitos, confundindo seus alunos.
As "Tirinhas de Física" apresentam um conteúdo seguro e abrangente do mundo da Física, lúdico e atual na medida certa.

Stella Maris Nunes Amadei
Psicóloga - UERJ

Volta ao topo
Imagino como deva ser difícil levar os conhecimentos científicos, claramente explicados, à nossa tão inquieta juventude.
Assim sendo, só tenho a parabenizá-los pela iniciativa, tão cheia de conteúdo, prestatividade e divertimento.
Um pontapé que brilhantemente está sendo dado por esta dupla-dinâmica e criativa.
Estou certa: as tirinhas já são um sucesso!!!
Um abraço,

Thaís S. Pimenta
Relações Públicas
Brasília - DF
08.07.2001

Volta ao topo
É muito legal a idéia de tirinhas de física. Física sempre me fez pensar em coisas arredondadas, não compridas. Gostei muito! Parabéns! E ... muito sucesso!

Eneida Simões da Fonseca
Faculdade de Educação - UERJ
20.07.2001

Volta ao topo
Parabéns pelo trabalho, a contribuição da Luiza está espetacular!
Um Abraço

Lula Lindenberg
Prof. de Desenho e Artista Plástico
lula@tropicalbr.com.br
04.09.2001

Volta ao topo
Sendo alguém que entende a motivação como principal fator de êxito no processo ensino-aprendizagem, não poderia deixar de ficar muito animada e feliz ao conhecer o excelente trabalho realizado pelo Prof. Francisco Caruso, que apresenta alguns conteúdos de Física na forma de divertidas tirinhas, as quais despertam o interesse e a curiosidade dos alunos, pois são de fácil interpretação e trazem em si um humor bastante sutil, traduzindo-se num eficiente facilitador da aprendizagem.
Física sempre foi uma disciplina na qual os alunos apresentam grande dificuldade, notas baixas e pouco rendimento, mesmo quando trabalhada por competentes profissionais, os quais agora podem contar com um recurso visual tão instigante como as tirinhas para reverter esse quadro.
Bom mesmo seria se as tirinhas estivessem nos livros didáticos, auxiliando o trabalho dos professores e motivando os alunos no estudo de Física.

Maria Cristina Silveira de Freitas
Orientadora Pedagógica do CIEP 169
(São João de Meriti)
22.09.2001

Volta ao topo
O material apresentado pelo Dr. Francisco Caruso, proporciona ao público-alvo os elementos básicos, contendo informações adequadas ao conteúdo de novas questões e aplicações no dia-a-dia.
A exposição transcorre de uma forma simples, na linguagem do aluno, com alguma dose de humor, o que, de certa forma, "prende" a atenção.
Num comentário com os alunos, notei que se mostraram entusiasmados, principalmente com as tirinhas relacionadas a temas já abordados nos conteúdos e que serviram para ratificar a informação dada, e, quando solicitados, tiveram participação ativa.
Portanto, considerei o assunto extremamente oportuno e que dá ao conjunto professor x aluno, um belo suporte na construção da linguagem da Física.

Walmir Pereira de Oliveira
Professor de Física
CIEP169 - São João de Meriti - RJ
02.10.2001

Volta ao topo
Caruso, parabéns pela belíssima idéia das tirinhas e pela criatividade de sua aluna.

Adauto José Gonçalves de Araújo
FIOCRUZ
23.10.2001

Volta ao topo
O prof. Caruso foi muito feliz ao ter a idéia de ensinar física através de "Tirinhas", nos proporcionando uma maior facilidade em nosso aprendizado e uma maior habilidade em física.
A arte de ensinar nos torna privilegiados, e ensinar com arte nos torna mais privilegiados ainda.
"É gostoso escrever e imaginar.
Os desenhos nos fazem sonhar.
As palavras nos fazem pensar.
As histórias nos fazem viajar
por um mundo desconhecido."
Viva esta aventura com as Tirinhas!

Gleidson de Castro Araújo
Aluno do CIEP 169
(São João de Meriti)
23.11.2001

Envie seu comentário
Veja também "Apresentações"