Título:
Do Átomo Grego à Física
das Interações Fundamentais


Editor(es):
F. Caruso & A. Santoro
 

Uma vez, um experiente editor profetizou, com ar solene, que este tipo de livro não venderia, "porque é uma coletânea de artigos e porque professor não compra livro". Aceitamos o desafio e, com o apoio principalmente da FINEP e da Direção do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, fizemos a primeira edição. Foi com enorme satisfação que a vimos esgotar-se em apenas nove meses. Este fato - que muito nos orgulha - somado ao apoio e incentivo que recebemos dos professores e estudantes que adquiriram nosso livro, motivou-nos a fazer uma segunda edição corrigida e atualizada.

Estamos convencidos de que há ainda uma grande carência de livros desta natureza, que sirvam de apoio para o professor do primeiro e do segundo graus. A Ciência e suas conseqüências não podem ficar restritas ao pequeno grupo de quem a pratica. Como a comunidade científica não conta com uma ampla e séria divulgação da Ciência na grande mídia - nem nos jornais nem nos demais meios de comunicação - nós cientistas temos, portanto, que assumir a responsabilidade total de levar a ciência contemporânea a todos. Por esta razão preparamos, com prazer, a segunda edição deste livro.

Esperamos que este livro sirva de estímulo para aproximar pesquisadores e professores, para que outras iniciativas apareçam e possam tornar o nosso objetivo uma prática a ser seguida por todos os grupos de pesquisa do país.

No intervalo de tempo entre as duas edições, houve novas e importantes conquistas na Física de Partículas, algumas das quais contaram com a participação de pesquisadores do Lafex. A mais relevante, no ano de 1995, foi a descoberta do quark top. Com essa descoberta vimos o quadro traçado pelo chamado modelo padrão da física de partículas quase completo. Ainda há muito trabalho pela frente até podermos falar "da Teoria" das Partículas Elementares.

É nossa intenção continuar a realizar Escolas que abordem temas de fronteira e realcem a dinâmica da investigação científica, em permanente debate com vocês, pois acreditamos que uma maior aproximação entre professores e pesquisadores é imprescindível para que, aos poucos, alcancemos um número cada vez maior de colegas e possamos, juntos, transmitir aos jovens estudantes o prazer e o entusiasmo de se fazer Ciência.

Queremos aproveitar a oportunidade para agradecer à D. Vanna Piraccini e ao George Gould, da Livraria Leonardo da Vinci, Rio de Janeiro, e ao José Roberto Marinho, da Livraria da Física, São Paulo, pela inestimável colaboração à divulgação da primeira edição. Agradecemos ainda ao colega e amigo Vitor Oguri pela paciente ajuda na revisão e formatação desta segunda edição.

Os Editores

VOLTAR