ÁREA TEMÁTICA DESCRIÇÃO LINK
1 - Saúde Levantar e dimensionar uma série de iniciativas de saúde, incluindo práticas de profilaxia e de prevenção (especialmente para o Rio de Janeiro e as populações mais carentes), apoiando as autoridades e profissionais de saúde que atuam na linha de frente, ampliando as estratégias de rastreamento, controle, tratamento e de diagnóstico. Pensem também em propostas para o campo de saúde mental, aos que estão isolados e sem acesso a tratamentos ou medicamentos.
2 - Comunidade Propor novas formas de interação com familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho a fim de minimizar o impacto do distanciamento social. Pensar sobre o desenvolvimento de ferramentas tecnológica que incentive atitudes solidárias. Propor soluções para a otimização da digitalização de serviços públicos para as esferas de governos do Rio de Janeiro.
3 - Populações vulneráveis Medidas que auxiliem as cidades mais pobres, comunidades de baixa renda; famílias impactadas pela falta de medidas de proteção e isolamento social necessárias ao controle da pandemia. Soluções como acesso ao sistema de distribuição de refeições, mantimentos e suporte àqueles que estão desempregados ou podem perder o emprego são um ponto importante a se pensar. Propor medidas que auxiliem a economia de comunidades mais vulneráveis.
4 - Grupos de risco Propor iniciativas para desenvolver métodos e técnicas que atuem nos problemas que pessoas idosas e os grupos mais vulneráveis (diabéticos, hipertensos, quem tem insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica) podem desenvolver caso fiquem expostos ao Covid-19.
5 - Empresas e comércio Apresentar soluções de problemas enfrentados pelas empresas e comerciantes, sobretudo os pequenos (potencialmente os mais atingidos pelos efeitos da pandemia) para que estas possam atravessar a crise, se reposicionar no mercado, colaborar de forma eficaz e promover partes de suas atividades online.
6 - Educação Pensar a criação de ambientes alternativos de aprendizado para alunos, professores e escolas. Desenvolvimento de ferramenta e jogos pedagógicos.
7 - Arte, cultura e entretenimento Propor alternativas ao entretenimento a fim de permitir que os artistas encontrem seu público de forma segura, onde seja possível desenvolver os sentidos de uma forma imersiva e que eles também possam garantir sua própria renda.
8 - Meio ambiente Pensar soluções para o tratamento e descarte do lixo que está sendo gerado em grandes quantidades nas residências e hospitais, considerando que boa parte desse resíduo está contaminado pelo vírus. Propor ferramentas que auxiliem na avaliação e monitoramento do impacto ambiental gerado pela quarentena, por exemplo, qualidade do ar, mar, rios e impacto na quantidade de dejetos gerados. Outro ponto ambiental interessante é pensar ideias que se apliquem às áreas de desmatamento e queimada de terras indígenas, que contribuem para a disseminação do vírus e provocam um aumento de doenças respiratórias, sobrecarregando o sistema de saúde local.
9 - Informação Propor tecnologias que ajudem a população a estarem bem informadas sobre o coronavírus. Ideias de como identificar e evitar Fake News.
10 - TODOS Listagem de todos os desafios do HACKCOVID19.